Consulte nosso acervo, renove
ou reserve livros pela internet.

Biblioteca OnLine

BIBLIOTECAS


BIBLIOTECAS DO GRUPO PROJEÇÃO
 
As bibliotecas do Grupo Projeção têm como objetivo prover uma infraestrutura adequada às atividades da Faculdade Projeção. Seu público-alvo são os professores, estudantes e funcionários.
As bibliotecas estão abertas à comunidade, de acordo com as normas e a cota de acesso destinada a cada Unidade.
 
 
Biblioteca Ceilândia
 
A Biblioteca da Ceilândia conta com um sistema de acervo semi-aberto, no qual o aluno pode solicitar os materiais no balcão de empréstimos ou ir diretamente as estantes e escolher o livro de sua preferência. O acervo atende as necessidades das áreas de conhecimento adotadas pelos cursos ministrados na Instituição, ou seja: Curso de Administração, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação.
 
Endereço: QNM 30, Módulos H, I, E J, Ceilândia (DF)
Telefone: (61) 3038-6110 / 3451-3873
Horário: De segunda a sexta-feira das 13h às 22h30 e aos sábados das 8h às 12h.
 
 
Biblioteca Guará II
 
A Biblioteca do Guará II conta com um sistema de acervo aberto, isto é, o aluno pode ir diretamente as estantes e escolher o livro de sua preferência. O acervo atende as necessidades das áreas de conhecimento adotadas pelos cursos ministrados na Instituição, ou seja: Curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Serviço Social e Pedagogia.
 
Endereço: Área especial 10, Lote C, Guará II (DF)
Telefone: (61) 3038-6515 / 3451-3873
Horário: De segunda a sexta-feira das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 12h.
 
 
Biblioteca Sobradinho / Unidade I
 
A Biblioteca de Sobradinho/Unidade I conta com um sistema de acervo aberto, isto é, o aluno pode ir diretamente as estantes e escolher o livro de sua preferência. O acervo atende as necessidades das áreas de conhecimento adotadas pelos cursos ministrados na Instituição, ou seja: Curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, História, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação.
 
Endereço: Quadra 4, Área reservada 1, Sobradinho (DF)
Telefone: (61) 3038-7603 / 3451-3873
Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 22h30 e aos sábados das 8h às 12h.
 
 
Biblioteca Sobradinho / Unidade II
 
Inaugurada em 2012 com a finalidade de atender os cursos da Escola de Formação de Professores, a Biblioteca de Sobradinho/Unidade II conta com um sistema de acervo aberto, isto é, o aluno pode ir diretamente as estantes e escolher o livro de sua preferência. O acervo atende as necessidades das áreas de conhecimento adotadas pelos cursos ministrados na Instituição, ou seja, Curso de Letras e Pedagogia.
 
Endereço: Quadra 14, Área especial 21, Sobradinho (DF)
Telefone: (61) 3591-4838 - Ramal 208
Horário: De segunda a sexta-feira das 13h30 às 22h30.
 
 
Biblioteca Central - Taguatinga
 
A Biblioteca de Central de Taguatinga exerce a função de Coordenação Geral de todas as bibliotecas do Grupo Projeção. O acervo atende as necessidades das áreas de conhecimento adotadas pelos cursos ministrados na Instituição, ou seja: Curso de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Logística, Geografia, História, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Rede de Computadores.
 
Endereço: Área especial 5 e 6, Setor Comercial Norte, Taguatinga Norte (DF)
Telefone: (61) 3451-3873 / 3351-3985
Horário: De segunda a sexta-feira das 7h45 às 22h30 e aos sábados das 8h às 17h50.
 
 
* Os horários correspondem ao período letivo, durante os recessos escolares, as bibliotecas funcionarão de segunda à sexta-feira, conforme horário previamente estabelecido em conformidade com a Direção de Unidade e Acadêmica.
Os trabalhos julgados para fins de inventário do acervo ou reorganização da Biblioteca serão realizados nos períodos não letivos, de forma a não prejudicar o atendimento aos usuários.
 
 
 
 
NORMAS DA BIBLIOTECA
 
 
1.         CALENDÁRIO E HORÁRIOS
 
A Biblioteca funciona ininterruptamente, devendo o seu calendário, ajustar-se ao das unidades de ensino e pesquisa.
a)       Biblioteca Ceilândia - durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 22h30, e aos sábados de 8h às 12h.
b)       Biblioteca Guará II - durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h30, e aos sábados de 8h às 12h.
c)       Biblioteca Sobradinho / Unidade I - durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados de 8h às 12h.
d)       Biblioteca Sobradinho / Unidade II - durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 22h30.
e)       Biblioteca Taguatinga - durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 7h45 às 22h30, e aos sábados de 8h às 17h50.
Durante os recessos escolares, de segunda à sexta-feira, conforme horário previamente estabelecido em conformidade com a Direção de Unidade e Acadêmica.
Os trabalhos julgados necessários para fins de inventário do acervo ou reorganização da Biblioteca serão realizados nos períodos não letivos, de forma a não prejudicar o atendimento aos usuários.
 
2.        SERVIÇOS OFERECIDOS
 
2.1.     Acesso a Internet
 
A Biblioteca disponibiliza computadores de pesquisa que permitem consultas on-line de todas as obras do acervo e também acesso ao conteúdo da internet.
 
2.2.     Empréstimos
 
O empréstimo do acervo é permitido para usuários previamente cadastrados no sistema de controle do acervo. São duas as modalidades de empréstimo: especial e domiciliar.
 
2.2.1.      Empréstimo especial
 
Permite que o usuário consulte obras do acervo que não são passíveis de empréstimo domiciliar (obras de referência, as obras raras, reservas e especiais, assim como os periódicos), estas devem ser consultadas nas dependências da biblioteca ou em qualquer outro espaço oferecido pela instituição. Para isso, deve ser respeitado o horário de funcionamento da biblioteca, pois empréstimos especiais devem ser devolvidos no mesmo dia ou estarão sujeitos a multas por atraso na entrega. 
Nas consultas e procedimentos de leitura no interior da Biblioteca, é terminantemente proibido:
 
a)       fumar;
b)       fazer anotações ou marcas nas obras pertencentes à Biblioteca;
c)       recolocar os livros consultados nas estantes;
d)       rasgar páginas ou rasurar qualquer obra;
e)       consumir comidas e bebidas no interior da Biblioteca;
f)        usar telefone celular;
g)       prejudicar o clima de silêncio do ambiente.
 
O usuário que não atender à solicitação dos funcionários da Biblioteca estará sujeito ao registro de ocorrência escrita, em caso de reincidência, o usuário será encaminhado à Coordenação de Curso, e só terá seus direitos de uso dos serviços oferecidos pela Biblioteca mediante uma declaração por escrito do Coordenador de Curso confirmando que está ciente do ocorrido.
 
2.2.2.      Empréstimo domiciliar
 
O empréstimo domiciliar está disponível a todos os usuários cadastrados no sistema de controle do acervo, que não estejam em débito e portando a documentação exigida.
É vedada a retirada para empréstimo domiciliar de obras de referência, tais como: dicionários, enciclopédias, coleções, guias, anuários, almanaques entre outros, também não podem ser emprestados livros não registrados, obras raras, acervo reserva, assim como o acervo de periódicos.
É permitida a retirada dos itens do acervo reserva, mediante empréstimo especial, de segunda a quinta-feira com duração de 1 (uma) hora, e as sextas-feiras e véspera de feriados com data de devolução para o próximo dia útil, no horário pré-estabelecido no boleto de empréstimo.
O empréstimo deve ser realizado com observância às seguintes normas, por parte do usuário:
a)       não estar em pendência de devolução de outros livros, multa por atraso ou suspensões;
b)       não anotar, marcar e nem danificar as obras emprestadas;
c)       devolver a obra no prazo pré-determinado;
d)       aguardar a conferência da obra devolvida, que deve estar nas mesmas condições recebidas, sob pena de reposição de outra obra ao acervo;
e)       apresentar no ato do empréstimo e/ou renovação a carteira estudantil da Faculdade ou, até o recebimento desta, um documento oficial com foto atual do usuário;
f)        é responsabilidade do usuário, manter o recibo de devolução do material devolvido, para fins de comprovação;
g)       é vedado o empréstimo a usuários portando documentos de terceiros;
h)       o usuário não poderá efetuar o empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título.
 
Nenhum material pode ser retirado da Biblioteca sem a anotação de empréstimo, mesmo que sendo para consulta nas dependências da Faculdade, sendo assim, o usuário que tentar sair com um livro sem o devido registro, estará sujeito ao registro de ocorrência escrita, descrevendo o que aconteceu da forma como foi narrada pelo usuário e pelos atendentes, em caso de reincidência, o usuário será encaminhado à Coordenação de Curso, e só terá seus direitos de uso dos serviços oferecidos pela Biblioteca mediante uma declaração por escrito do Coordenador de Curso, confirmando que está ciente do ocorrido.
O empréstimo de qualquer obra pode ser suspenso temporariamente por solicitação das Coordenações de Curso, quando dela houver poucos exemplares e figurar o seu título em bibliografia mínima indicada nos cursos.
 
2.2.2.1.      Prazos e limites de empréstimos
 
USUÁRIO
TIPO DE MATERIAL
Livros
Multimeios
Periódicos
Alunos
05 por 10 dias
03 por 3 dias
Consulta local
Funcionários
05 por 10 dias
03 por 3 dias
Consulta local
Professores
05 por 28 dias
05 por 5 dias
Consulta local
 
 
2.2.2.2.      Penalidades
 
O usuário que não devolver a(s) obra(s) no prazo pré-determinado estará sujeito a pagamento de multa(s).
O pagamento da multa deve ser feito na tesouraria da Faculdade – Prédio II, mediante boleto de pagamento emitido no ato da devolução.
Em caso excepcional, a multa poderá ser abonada mediante a apresentação de atestados ou boletins de ocorrência, que comprovem a impossibilidade do usuário de devolver o material no prazo pré-determinado.
O usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento da multa na Biblioteca, com a finalidade de regularizar sua situação.
O usuário que não quitar suas multas no dia da devolução do material permanecerá com restrições no sistema de controle do acervo da Biblioteca, impedindo um novo empréstimo, renovação e emissão de “nada consta”, até a resolução da mesma.
O atraso na entrega de materiais incorrerá ao usuário em multa de R$ 2,00 (dois reais), por dia e por material em atraso, no caso de empréstimos especiais do acervo reserva, a multa será de R$1,00 por hora para cada obra em atraso.
O usuário é inteiramente responsável pela devolução do livro até a data pré-estabelecida no boleto de empréstimo, a biblioteca não tem a obrigação de entrar em contato com os usuários avisando a data de devolução.
É responsabilidade do usuário, manter o recibo de pagamento da multa, para fins de comprovação.
O sábado é considerado dia útil para cobrança de multa.
 
2.3.          Reservas
 
Reserva é a inscrição de um usuário como candidato a retirar um livro que se encontra emprestado.
É permitido apenas reservas de obras não disponíveis, isto é, obras que se encontram com todos os exemplares emprestados.
A reserva tem validade de 24 horas após o material ter sido entregue na Biblioteca. Há quatro formas de o usuário saber se o livro já foi devolvido e está disponível na Biblioteca, são elas:
a)       acessar o site da biblioteca, entrar com seu login e senha e verificar o status de suas reservas;
b)       telefonar ou ir à Biblioteca e perguntar a um dos atendentes se sua reserva está liberada;o
c)        sistema de controle do acervo envia automaticamente uma mensagem por e-mail para o usuário que possui reserva no momento em que o livro reservado foi devolvido a Biblioteca.
 
 
2.4.          Renovações
 
É permitida 10 (dez) renovações dos materiais retirados pelo mesmo prazo de empréstimo concedido pela biblioteca, desde que a obra não possua reserva.
O usuário pode fazer a renovação das obras emprestadas em seu nome pelos terminais disponíveis na Biblioteca, pelo site da Faculdade ou diretamente no balcão de atendimento.
 
 
2.5.          Salas de estudo e salas de vídeo
 
As salas de estudo em grupo são reservadas aos usuários que procuram um espaço no qual possam debater, questionar e fazer explanações entre os membros de um grupo.
a)       As chaves das salas de estudo deverão ser solicitadas no balcão de empréstimos, mediante a presença e apresentação da carteira estudantil de pelo menos três usuários.
b)       O usuário que apanhar a chave emprestada das salas de estudo ou de vídeo será responsável pelo grupo, assim como pela ordem, silêncio e limpeza da sala.
c)       Se um grupo descumprir as normas de uso das salas, o usuário responsável terá seu direito de uso das salas suspenso por trinta dias consecutivos.
d)       O tempo de uso permitido para cada grupo é de duas horas. Este tempo de permanência só poderá ser prorrogado caso não exista reservas para o término deste período.
e)       Os usuários que se ausentarem da sala de estudo por mais de 30 minutos, estarão sujeitos ao recolhimento dos seus materiais da sala, e a mesma emprestada para outro grupo de usuários.
f)        Em caso de perda da chave da sala, o usuário pagará o valor referente a uma cópia da mesma.
g)       As salas de vídeos são exclusivas para usuários que desejam assistir vídeos, isto é, não é permitido permanecer nas salas apenas para estudo em grupo.
h)       Há duas salas de vídeo, sendo que a sala de Vídeo I está sujeita a empréstimos individuais, e a sala de Vídeo II terá seu empréstimo concedido nas mesmas condições das salas de estudo, isto é, só será emprestada mediante a presença e apresentação da carteira estudantil de pelo menos três usuários.
i)          A chave deverá ser devolvida ao término de uso da sala.
 
 
2.6.          Auxílio aos usuários
 
Em caso de dificuldade na utilização dos serviços fornecidos, deve-se recorrer à Seção de Referência ou ao balcão de atendimento.
 
2.7.          Auxílio à elaboração de trabalhos
 
É fornecido ao aluno orientação sobre como deve ser desenvolvido um trabalho acadêmico seguindo as normas da ABNT.
 
2.8.          Levantamento bibliográfico
 
O pedido de professores compila-se bibliografias especializadas nas diversas áreas do conhecimento.
 
 
2.9.          Comutação bibliográfica (COMUT)
 
O COMUT é um programa que reúne diversos acervos de periódicos e teses de várias bibliotecas brasileiras. Cópias de artigos de periódicos e teses não existentes no acervo da Biblioteca podem ser solicitadas com auxílio do bibliotecário. O preço da cópia varia de acordo com a tabela do COMUT.
 
2.10.       Disseminação seletiva da informação
 
É enviado, ao usuário solicitante, relatórios de diversas áreas do conhecimento.
 
2.11.        Disseminação coletiva da informação
 
É enviada, aos coordenadores, listas de títulos adquiridos para divulgação entre os professores.
 
2.12.       Mensagens automáticas (e-mail)
 
 É enviado, aos usuários, e-mails com da data de devolução dos materiais, assim como, avisos de débito e de novas aquisições.
O não envio dos e-mails de aviso de devolução não isenta o usuário de devolver o material na data pré-determinada.
 
 
3.        USUÁRIOS, SEUS DIREITOS E DEVERES
 
É extremamente importante que os usuários conheçam seus direitos e deveres perante a Biblioteca, para isso, devem estar atentos as seguintes normas:
a)       Não poderá habilitar-se ao empréstimo domiciliar sem que o interessado esteja registrado como usuário no sistema de controle do acervo da Biblioteca;
b)       todos os alunos da Projeção são inscritos automaticamente na Biblioteca, pois seus dados são migrados do sistema acadêmico da secretaria para o sistema de controle do acervo da biblioteca;
c)       o direito de usufruir do acervo e dos serviços pela Biblioteca corresponde ao dever de observar as suas normas e zelar pela conservação do seu patrimônio;
d)       o usuário é responsável pela obra em seu poder, devendo indenizar com o mesmo título e quantidade a Biblioteca em caso de dano, perda ou extravio;
e)       uma obra extraviada ou danificada será indenizada por outra igual, ou por outra obra sugerida pela Coordenação da Biblioteca, de igual ou menor valor;
f)        o usuário que extraviar uma obra que estava sob sua responsabilidade deverá comunicar o fato a Biblioteca o mais rápido possível, pois só depois do fato ser comunicado a multa será “congelada” por um prazo de sete dias consecutivos para que o usuário possa repor a obra, períodos anteriores e posteriores aos dias concedidos pela biblioteca para reposição da obra estarão sujeitos a multas por atraso na entrega.
g)       para uma obra pertencente à coleção ou acompanhada de suplemento, a reposição será pela obra completa, caso o exemplar não seja vendido separadamente;
h)       Perde o direito a realizar empréstimo domiciliar e candidatar-se à reserva ou renovações o usuário que:
I – deixar de pagar a indenização por prejuízos causados ao material através da reposição de obras e/ou multa por atraso na sua devolução;
II – deixar de devolver as obras a ele emprestadas até o prazo pré-determinado.
III – reincidir no cumprimento das proibições do Art. 9
 
 
4.        DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Aplicam-se também ao regime disciplinar da Biblioteca, as normas constantes no Regimento da Faculdade.
Os casos omissos a este documento serão resolvidos pela Coordenação da Biblioteca, pela Coordenação de Curso ou em última instância pela Direção Administrativa.
As questões de ordem trabalhista, legais, de admissões, demissões e promoções, são da competência exclusiva da Mantenedora, na pessoa do Diretor Administrativo.
Todo e qualquer aluno, funcionário e professor que se desligar, seja por qualquer motivo, desta IES deve solicitar o “Nada Consta” da Biblioteca como requisito de ausência de qualquer pendência: obra(s) e/ou multa(s) em seu nome.
Estas normas entrarão em vigor na data de sua aprovação.
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
imagem
imagem

imagem

    Tour virtual
imagem
imagem
Informe seu nome e e-mail para receber as notícias mais atualizadas sobre tudo o que acontece no Projeção.

Nome:


E-mail:


Qual é o seu perfil?




imagem

Campus Taguatinga
A.E.n.5 e 6 Setor C Norte
Tel.: (61) 3451-3888
Campus Guará
Area Especial 10, Lote C,
Guará II
Tel.: (61)3038-6500
Campus Ceilândia
QNM 30 Módulos H,I E J
Ceilândia (DF)
Telefax: (61) 3038-6100
Campus Sobradinho
Unidade I
Quadra 4, Área Reservada 1
Sobradinho (DF)
Tel: (61) 3038-7600
Campus Sobradinho
Unidade II
Quadra 14 Área Especial 21,
Sobradinho (DF)
Tel: (61) 3591-4838